, , , ,

Ciência em Show revela histórias dos bastidores e fala da parceria com Eliana

Por Rafael Carvalho e Adolfo Nomelini

O trio de cientistas Wilson, Gerson e Daniel comemora um ano de SBT ao lado de Eliana neste dia 30 de agosto. Seja no palco e ou em sua oficina maluca, o Ciência em Show realiza todo domingo grandes experiências e revela as verdades e os mitos da ciência.

Em entrevista ao site do SBT, os três contam como é a relação deles com a apresentadora, revelam detalhes dos bastidores e falam sobre trabalhar no SBT.

Daniel, Gerson e Wilson (Fotos: Sergio Jeronymo Jr/SBT)

SBT - Como é a relação de vocês com a Eliana nos bastidores?
Ciência em Show - Ótima, nossa relação com ela possui a mesma verdade que transmitimos quando nos apresentamos, conhecê-la foi uma honra. A empatia da Eliana com o nosso grupo foi imediata, uma vez que ambos nos preocupamos com educação e com a qualidade do que fazemos.

Vocês já se machucaram em algum experimento?
Seriamente não. Claro que para podermos lançar o bordão “com emoção ou sem emoção”, nossos testes preliminares são carregados de adrenalina. Se nosso laboratório de testes falasse, ele poderia reclamar muito de queimaduras, manchas, derretimentos, tudo em prol de grandes momentos no programa.

Tem alguma história engraçada dos bastidores nesse um ano de SBT?
São várias, o SBT é uma grande família, e a situação mais recorrente é a fatídica pergunta: - O que vocês vão explodir hoje? Essa pergunta muitas vezes vem antes do bom dia. Achamos que é uma forma carinhosa de dizer: - Vocês são malucos!

Vocês são cientistas, como surgiu a chance de entrar para a TV?
Nossa história com a televisão começou no SBT, quando, no Domingo Legal, coordenávamos o afunda ou não afunda. Naquele momento explicávamos por que certos objetos possuíam determinados comportamentos, tudo isso nos bastidores. Nós sempre acreditamos no potencial surpreendente dos fenômenos da ciência, por esse motivo, agitávamos os corredores do SBT com experiências malucas enquanto aguardávamos a exibição do quadro. Logo chamamos a atenção e fomos convidados a mostrar uma destas experiências: o que pode e o que não pode ser colocado no forno de microondas. O sucesso foi tão grande que continuamos “incomodando” até hoje.

Ciência em Show e Eliana (Foto: Carol Soares/SBT)

As expectativas que vocês tinham quando chegaram ao SBT há um ano foram atendidas?
Nossa volta ao SBT foi incrível desde o começo. Imagine quantas pessoas tiveram o privilégio de receber na caixa postal do celular um recado de Silvio Santos... Só não achamos que era trote porque Eliana nos avisou que ele ligaria. Até o presente momento, rigorosamente tudo que combinamos foi atendido. Foi um impulso e tanto em nossa carreira porque, além do combinado, muitas surpresas aconteceram neste ano, como a construção de nosso galpão, participações em vários programas do SBT e o apoio incondicional da casa a nossas maluquices. O SBT realmente oferece oportunidades pra quem não se acomoda e tem vontade de fazer acontecer.

Como é a relação com os fãs? Vocês são reconhecidos nas ruas?
Nossos fãs são incríveis e estão espalhados por todo o Brasil, antes de participarmos efetivamente da TV, o projeto “Ciência em Show” já existia há quatro anos em forma de show interativo que viajava e ainda viaja todo o território nacional. Em cada cantinho do país, ficamos impressionados com o carinho que conseguimos das pessoas. Podemos comparar nosso assédio ao de uma banda de Pop Rock, acreditamos que isso se deve à quebra de paradigmas e aproximação do público, ao mostrar que a ciência está presente nas coisas cotidianas. É pra isso que a ciência serve também e o interessante que conquistamos isso com uma temática que muitas vezes causa aversão nas pessoas, a física a química e a biologia. O bacana disso tudo é que com nosso trabalho, abrimos uma nova perspectiva de referência para os jovens que podem agora admirar, além do seu cantor preferido, seu craque do futebol ou a matéria do colégio que mais gosta, a ciência. E tudo sem contra-indicação. Nossas apresentações chegam, em algumas situações, a ter mais de cinco mil pessoas. Lógico que com toda a oportunidade que nos é oferecida nas ruas sobram fotos, autógrafos e pedidos de “alô no programa”. Ficamos muito felizes por isso, ser famoso nunca foi nosso objetivo mas se está acontecendo, palmas para a Ciência.


Ciência em Show e Eliana (Foto: Carol Soares/SBT)


Eliana e Ciência em Show (Foto: Carol Soares/SBT)

Eliana vai ao ar todo domingo, às 15h, no SBT!

Nota publicada por SBT em 29/08/2010

CONVERSATION

Instagram