, ,

''Nunca me senti tão feminina...estou uma leoa'', diz Eliana

Apresentadora fala pela primeira vez sobre o namoro com João Marcello Bôscoli e das emoções da primeira gravidez

''É um sonho e sempre soube que seria mãe de menino. Moleque é mais relax, despachadão''

O menino ainda não tem nome definido - há uma lista de possibilidades - mas já possui um gosto musical e a decoração do quarto, cheia de ursinhos brancos, que fica pronta até o fim do mês. Quando o garoto nascer, no início de agosto, os pais dele, a apresentadora Eliana Michaelichen Bezerra, 37 anos, e o empresário João Marcello Bôscoli, 41, vão olhar para seu rosto e ver qual o nome que mais combina.

Enquanto isso, ele cresce na barriga da mãe e, todos os dias, ouve pelo menos uma parte da seleção de músicas do iPod preparada pelo pai. Esse foi o primeiro presente do bebê. Entre as canções, Eliana destaca If It's Magic, de Stevie Wonder, e Canção do Sal, interpretada por Elis Regina, avó paterna de seu filho. ''Meu bebê vai conhecer a Elis através de sua obra e também por si mesmo. Afinal, ele é um pedacinho dela'', diz Eliana, que sai de licença-maternidade em agosto e volta em outubro. ''Penso em ter um segundo filho, mas estou focada nesta gravidez, que está maravilhosa. Nunca me senti tão feminina'', avalia.

A apresentadora, que adora animais, fez questão do tema Natureza neste ensaio fotográfico para Contigo!. ''Em meus sonhos, meu filho corre feliz por campos, nada em rios e tem contato com pássaros.'' A seguir, Eliana - que só engordou 8 quilos em 8 meses - conta as emoções desta fase e tudo o que fez para que, como diz Silvio Santos, 80, a gravidez tenha lhe caído tão bem.

''Faço tudo o que os médicos mandam pela saúde do meu filho. É um instinto animal, estou uma leoa (risos)''

A apresentadora, que adora animais, fez questão do tema Natureza neste ensaio fotográfico para Contigo!. ''Em meus sonhos, meu filho corre feliz por campos, nada em rios e tem contato com pássaros.''

''A gravidez me transformou: eu me sinto uma pessoa mais doce - os outros até dizem isso. Estou no meu auge. ''

Como está se sentindo?
Estou curtindo cada mudança: física, psicológica, hormonal. É um sonho e sempre soube que seria mãe de menino. Moleque é mais relax, despachadão. Discordo quando dizem que a mulher deixa de ser feminina para ser mãe. Acho que é a plenitude. A gravidez me transformou: eu me sinto uma pessoa mais doce - os outros até dizem isso. Estou no meu auge.

Quando você falou sobre as mudanças, o que mais sentiu?
As pessoas me conheciam como ''cinturinha de pilão'' e ela deu lugar a essa barrigona linda. Os seios aumentaram, o cabelo está mais cheio, a unha mais bonita, a pele boa...

Não sentiu nada ruim? Nem enjoo ou sono?
Passei dezembro e janeiro com muito sono, mas eu estava de férias com minha família. Às vezes, o João ou minha mãe iam me procurar e eu estava dormindo. Noutras, eu cochilava quando as pessoas falavam comigo (risos). Completei o terceiro mês e o sono passou. No quarto mês, decidi revelar a notícia ao meu público. Não gosto de falar sobre a vida pessoal, mas gravidez é visível e vivo o momento mais feliz da minha vida.

Foi uma gravidez planejada?
Foi, mas acho que o destino interfere. As coisas não acontecem exatamente na hora que a gente quer. Um filho não é um projeto profissional. Por exemplo, como apresentadora infantil, trabalhei para os filhos de muitas mães. Sempre gostei muito de criança e sonhava em engravidar desde os 20 e poucos anos. Aí vem o destino... Minha vida caminhou para algo mais tranquilo. Estou num momento tão propício na minha relação e profissionalmente. Meu namoro com o João nasceu como uma paixão avassaladora e evoluiu para um amor, uma cumplicidade deliciosa. Esse bebê é fruto de uma relação sadia, de muito amor. Profissionalmente, o SBT é uma emissora excelente, muito família. Esse filho não poderia ter vindo num momento melhor.

Como foi o momento em que descobriu a gravidez?
Quem percebeu primeiro foi meu personal trainer. Eu estava na esteira e ele viu que meu batimento cardíaco estava muito alto. Ele sabia do planejamento meu e do João de ter um filho e perguntou: ''Será que você não está grávida?'' Eu nem tinha percebido até então, porque o atraso do meu período menstrual era mínimo. Comprei um teste de farmácia e deu positivo. Era por volta das 10h da manhã, João havia saído para a Trama (gravadora dele), tirei uma foto no celular e mandei para o ''papai''. (Fica com lágrimas nos olhos.) Até hoje guardo esse teste. Também estou fazendo um diário da gravidez. É bom porque, assim, a gente guarda para sempre os sentimentos, as emoções, e meu menino poderá ver isso no futuro.

Seu marido está mimando muito você na gravidez? Sai na madrugada atrás de alguma comida, realizando desejos?
João é muito carinhoso. A gente mima um ao outro. Nosso dia a dia é cheio de bilhetinhos, carinhos, a gente acorda e dorme com um beijo, essas coisas que abastecem a relação. Claro que agora ele está me mimando muito mais. Mas não tive desejos e estou com um cuidado! A grávida tem de ficar de olho com o mimo: os docinhos, o ''não precisa levantar que vou lá pegar para você''. É uma delícia, mas gravidez não é doença. Eu procuro estar sempre em movimento. Quero servir, não só ser servida. As pessoas que trabalham comigo dizem que sou uma grávida ligeirinha (risos).

Já viram o ultrassom em 3D? Ele é parecido com quem?
Já! Ele é cabeludo! Achei uma mistura. Se puxar aos pais, será um menino travesso e muito bochechudo (risos).

Você e João pretendem se casar?
A gente não pensa em assinar papel. Afinal, o bebê é o maior vínculo que a gente pode ter. É algo para a vida toda. Não há contrato mais importante do que um filho.

Como é a vida de vocês? Verdade que moram em casas separadas?
Não. A gente mora junto há três anos (na casa dela, em Alphaville, na Grande São Paulo). João e eu somos bem tradicionais nesse aspecto. Gostamos de estar próximos. Não há nada melhor do que acordar e dormir com a pessoa que você ama. E neste friozinho... Não fico sem... (risos).

Como descreveria esta fase?
É tão maravilhoso que é impossível definir. Sou uma nova mulher. Não me estresso mais com bobagens, com o trânsito. Em lugares movimentados, protejo a barriga. Faço tudo o que os médicos mandam pela saúde do meu filho. É um instinto animal, estou uma leoa (risos).

''Esse bebê é fruto de uma relação sadia, de muito amor.''

''Esse filho não poderia ter vindo num momento melhor''


''Penso em ter um segundo filho, mas estou focada nesta gravidez, que está maravilhosa. Nunca me senti tão feminina''

''Meu bebê vai conhecer a Elis através de sua obra e também por si mesmo. Afinal, ele é um pedacinho dela''

Com tudo em cima!

Quatro dias por semana, Eliana tira uma hora do dia para malhar. ''Além dos benefícios estéticos, manter uma rotina de exercícios fortalece a musculatura e as articulações. Com isso, melhora a postura, o sono, a respiração, a autoestima e previne dores nas costas'', diz Alexandre Souza Rebelo, 36, personal da apresentadora, que indica uma rotina de exercícios fáceis para qualquer gestante fazer em casa.

Aeróbico: esteira ou caminhada durante 20 a 30 minutos.
Musculação: pode usar aparelhos, halteres ou elásticos para executar os exercícios com orientação de profissionais para peito, costas, braços, pernas e glúteos.
Assoalho pélvico: é um grupo de músculos, uma espécie de cama elástica que sustenta útero, bexiga, trompas, ovários e intestino e, na gravidez, o bebê. ''É importantíssimo para um bom parto, para a saúde da mãe e do feto, além de evitar problemas como incontinência urinária, fecal, queda de órgãos e também ajudar a melhorar a função sexual'', diz a fisioterapeuta Mirca Batista Ocanhas, 50. Ela avaliou e orientou uma sequência de exercícios para Eliana, que faz esse treino todos os dias. Para exercitar esse músculo, deite de barriga para cima, com a cabeça alinhada, sentindo as costelas (de trás) e o osso sacro (bacia) no chão. Dobre os joelhos e apoie os pés no chão, numa posição confortável. Contraia o ânus por três a cinco segundos e relaxe o triplo do tempo da contração. Faça dez vezes.

Curvas perfeitas

Não tem mágica: para se manter bonita e, acima de tudo, saudável durante a gravidez, é preciso ter disciplina. ''Eliana só engordou 8 quilos porque segue o cardápio rigorosamente e come a cada três horas. A gestante precisa se alimentar bem até para garantir a boa amamentação'', diz a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, 39.
A dieta de Eliana:
Café da manhã: 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco ou um 1 copo de iogurte com cereais.
Lanche da manhã: 1 pote de iogurte desnatado ou 1 fruta.
Almoço: 1 prato de sobremesa de salada, 4 colheres de sopa de carboidrato (arroz, batata, milho...), 4 colheres de sopa de legumes, 1 porção de proteína (carne, peixe ou frango).
1ºLanche da tarde: mix de frutas secas (1 castanha-dopará, 2 nozes, 4 a 6 amêndoas, 2 damascos secos)
2º Lanche da tarde: 1 bisnaguinha com queijo branco ou 1 iogurte desnatado ou 1 frutaJantar: o mesmo do almoço ou 1 prato de sopa Ceia: 1 copo de leite desnatadoDicas: a gestante precisa tomar, ao longo do dia, 1,5 litro de água para evitar inchaço. Também é bom tomar suco. Eliana adora suco de limão com couve (bater 2 frutas para 1 folha). Para adoçar, use aspartame ou sucralose.

Na esquerda, João Marcello com os pais, a cantora Elis Regina e o compositor Ronaldo Bôscoli, em 1970. Ao lado, o casal Eliana e João na festa de lançamento da Master Books, editora de apresentadora.




Entrevista publicada por Contigo em 13/07/2011

CONVERSATION

Instagram