, ,

Eliana sobre assédio na TV: "Se no passado vivi, hoje não nos calamos mais"


Após 32 anos de carreira na TV aberta, sendo 13 deles nos domingos do SBT, Eliana, 48, se prepara para estrear no streaming. A apresentadora comandará o programa "Ideias à Venda", que chega à Netflix amanhã. Na atração, diversos empreendedores brasileiros apresentam seus projetos em busca de um prêmio de R$ 200 mil para investimentos. Em conversa com Splash, Eliana fala não somente sobre o novo trabalho, mas avalia também a trajetória na televisão. Ela evidencia o fato de ser uma mulher que conquistou espaço nos programas de auditório, na programação dominical, e agora em um programa sobre negócios.

Durante muitos anos, só existiam homens apresentando programas de auditório. E eu estou há mais de 17 anos falando com o 'público família', sendo uma representante feminina nesse hall que só havia homens. Isso é uma grande conquista. 

Assim como Xuxa, que já falou abertamente sobre o assédio que sofria por diretores quando iniciou e, hoje, destaca que não se cala mais, Eliana, quando questionada sobre o início na televisão, explica: "Mudou muito. Ninguém mais aceita esse tipo de conduta [assédio]. Cada vez mais nós mulheres estamos nos posicionando. Sabemos que existe uma cultura patriarcal, machista, que favorece os homens, mas o que me conforta é saber que as próximas gerações já vão ter uma rede de apoio." Se no passado eu vivi [assédio], hoje tenho certeza que não nos calamos mais. Vamos nos falar, nos expressar e queremos, sim, direitos iguais. Ter sido convidada para esse novo projeto, sendo mulher, me coloca num patamar em que fico lisonjeada. Meu trabalho e minha insistência em fazer o melhor fazem com que cada vez mais eu venha colhendo frutos. 

'Renunciar à imagem de perfeição' 

Apresentadora de televisão desde os 18 anos, Eliana assume que por muitos anos se cobrou para exibir ao público uma imagem de perfeição. Ela sempre teve um comportamento bastante discreto na vida particular e fez questão de preservar ao máximo sua intimidade. Até mesmo nas poses para fotos, tudo era bastante observado antes de chegar aos fãs.

No entanto, com a proximidade dos 50 anos, Eliana vem experimentando o que ela chama de "libertação da pose". O novo momento ganhou força após ter sido flagrada por um paparazzo na praia em dezembro. Ao se ver em "ângulos desconfortáveis", a apresentadora sentiu também um alívio. 

Sair da escravidão da imagem, da libertação da pose, é uma liberdade absoluta. Autoaceitação. Renunciar à imagem de perfeição. Tudo isso é um trabalho interno que vem aflorando cada vez mais à medida que vou amadurecendo. Ela relembra a sensação ao se ver desprevenida em fotos de biquíni na praia, algo que não considera o "lado negativo da fama", e entende a curiosidade do público. "Fiquei desconfortável quando vi, mas por outro lado falei: 'Uau, que bom, estou livre. Não preciso mais me preocupar com essa intimidade que as pessoas nunca viram'. E deixo claro: me curto muito na minha intimidade, estou muito feliz com meu corpo, com meu momento. Me aceitando mais do que nunca e com uma alegria pela maturidade". 

Frio na barriga e segurança 

A estreia de um novo projeto causa "frio na barriga" em Eliana. Mas, como a própria diz, se pudesse conversar com sua versão mais nova, quando iniciou na televisão, a apresentadora diria para nunca deixar sua insegurança falar mais alto.

"Diria para a Eliana mais nova: 'Seja mais segura de si. Acredite mais no seu potencial'. Demorei para acreditar na minha capacidade profissional, por incrível que pareça. Falaria para a Eliana dos 18 anos que ela pode se sentir segura como mulher e profissional. Diria: 'Vai segura, tudo vai dar certo'."

Ideias à Venda 

"Ideias à Venda", reality show de empreendedorismo comandado por Eliana, traz um formato de game show. A cada episódio, quatro empreendedores do mesmo setor apresentarão suas ideias, impressionar os jurados e convencer a plateia, em etapas de eliminação. 

Luisa Mell, Leo Picon, Mariana Rios e Enzo Celulari são alguns dos jurados desta primeira temporada, disponível a partir de amanhã na Netflix. 

"Entrar no streaming foi um presente muito especial nessa etapa da minha carreira, pensando em inovação e em ampliar o público. O 'Ideias à Venda' é um programa de entretenimento com ideias realmente brasileiras, de pessoas com muita criatividade e fé em seu produto. Foi isso que eu fiz minha vida inteira, acreditar nas coisas que eu faço. Minha contribuição ao programa vem como empresária e comunicadora", explica Eliana.

Nota publicada por UOL

 

CONVERSATION

Instagram