,

Eliana é a apresentadora mais influente nas redes sociais



À pedido da coluna, um levantamento realizado pela agência de marketing de influenciadores e desenvolvimento de conteúdo digital, Tubelab, aponta as apresentadoras de TV que melhor se comunicam em seus perfis no Instagram e que, por consequência, exercem maior influência entre seus seguidores.

O levantamento se baseia na média de audiência dos programas na TV cruzando com o número de seguidores dos apresentadores e o número de engajamento online, ou seja, mais comentários, curtidas e compartilhamentos.

O resultado da pesquisa mostra que Eliana, que na última sexta-feira (20) voltou a gravar seu programa no SBT após licença-maternidade, é a líder disparado em comparação às outras, atingindo 11,4% de engajamento com seu público na rede social.


No dia 5 de outubro, com a publicação de uma foto onde aparece com sua filha Manuela de costas, Eliana atingiu mais de 1 milhão de curtidas e quase 30 mil comentários.


Com seus posts sobre causas sociais, Fernanda Gentil, da Globo, conquista a segunda posição com 5,3% de engajamento, seguida pela rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, da RecordTV, com 3,6%.

Surpreendentemente, a pesquisa revela que, embora Sabrina Sato tenha o maior números de seguidores entre todas as apresentadoras brasileiras, em torno de 11 milhões, ela só obtém 0,8% de retorno de seu público no Instagram.

"Imaginávamos que pessoas ligadas ao mundo digital, como Sabrina Sato, Ana Hickmann e Ana Furtado, tivessem um rendimento melhor. No caso da Ana e Sabrina, as redes são muito focadas em moda, por exemplo, o que não atrai tanto engajamento. Eliana é um ponto fora da curva e está disparado na frente das outras em termos de engajamento. Ela tem a fórmula ideal. Primeiro, que o SBT é a emissora que melhor trabalha seus canais no YouTube, seja com Carrossel, Domingo Legal e a própria Eliana. As apresentadoras acabaram caminhando junto com isso", analisa Danilo Strano, diretor de planejamento da TubeLab.



Confira o ranking completo das apresentadoras de TV com mais influência no Instagram:

1º - Eliana (SBT) - 11,4% de engajamento2º - Fernanda Gentil (Globo) - 5,3% de engajamento
3º - Xuxa (Record TV) - 3,6% de engajamento
4º - Fátima Bernardes (Globo) - 3,2% de engajamento
5º - Angélica (Globo) - 2,7% de engajamento
6º - Patrícia Abravanel (SBT) - 2,1% de engajamento
7º - Gloria Maria (Globo) - 1,8% de engajamento

CONVERSATION

Instagram