Eliana fala sobre ser mãe: “Percebi que antes da maternidade, nossa visão é bem mais egoísta”

A apresentadora fala sobre sua trajetória na televisão e como consegue conciliar a carreira com a maternidade.

Paula Santana e Carla Rodrigues

Ela tem 42 anos de idade, 26 anos de carreira e muitas histórias vitoriosas para contar. Hoje, além de levar consigo a grande responsabilidade de entreter as tardes de domingo do público do Brasil inteiro, Eliana é empresária, mãe, e ainda consegue tempo para cuidar de si mesma, esbanjando uma beleza incomparável. Isso mostra o quanto ela representa (e muito bem!) a atual face da mulher brasileira, que se divide entre as mais diversificadas tarefas diárias a ainda tem tempo para se dedicar à família. Mas você sabe como a história da apresentadora começou? A seguir, você conhece um pouco mais sobre a sua vida e trajetória em uma entrevista incrível!


COMO TUDO COMEÇOU
Antes de virar apresentadora infantil, Eliana se dedicou à carreira de cantora, participando de alguns grupos musicais. E essa história começou muito cedo, desde que ela tinha apenas 14 anos. Depois disso, ela iniciou uma grande trajetória de sucesso na telinha do SBT. “O SBT é minha segunda casa. Fez e faz parte da minha vida. Ando pelos corredores da emissora e me emociono ao pensar em como me transformei, em como tudo começou. Foi um grande presente do destino que abracei e nunca mais soltei. Minha gratidão é do tamanho dessa oportunidade que o Silvio Santos me deu”, conta, emocionada.

Após sua primeira oportunidade de se apresentar na emissora, por meio de uma participação no programa Qual é a Música?, Eliana foi convidada para ser apresentadora infantil dentro da casa mais feliz do país. E foi assim ela deu início uma carreira consolidada como uma das maiores apresentadoras infantis do Brasil, juntamente a outros grandes nomes da época, como Angélica e Xuxa. Eliana esteve à frente de atrações como Festolândia, Sessão Desenho com Eliana, Bom Dia & Cia (no ar até os dias de hoje), Eliana & Cia e TV Animal, tudo isso durante um período de sete anos. “O início da minha vida na TV aconteceu no SBT. Em 2009, quando retornei após 11 anos de muita realização na Rede Record, me senti voltando para casa. Receber o convite do próprio Silvio para dividir o domingo com ele foi o grande reconhecimento profissional da minha trajetória. Sou muito feliz aqui, na TV mais feliz do Brasil!”, ressalta a apresentadora.

SUCESSO NOS DOMINGOS
O Programa Eliana é um grande acerto do SBT, já que conta com um toque familiar todo especial. Levando entretenimento, lazer e a companhia especial da Eliana para os lares do Brasil, quem o acompanha sabe que a atração é sinônimo garantido de diversão e de emoção. “Já são 10 anos aos domingos. Parece que foi ontem! Entrar no dia e na faixa horária mais concorridos da TV brasileira foi um passo ousado, ainda mais para quem vinha de um nicho: o das apresentadoras infantis. Para estar aos domingos neste horário competitivo, eu precisei quebrar muitas barreiras, muitos conceitos pré-estabelecidos e, ainda hoje, preciso provar diariamente que uma mulher é tão boa quanto um homem para ocupar este espaço dominical”, conta. Além disso, Eliana é a única mulher em rede nacional a comandar uma atração tão bem sucedida na televisão brasileira em um horário tão concorrido, resultado de muito trabalho, esforço e competência. “Entrei em um território restrito aos grandes nomes da TV, todos homens: Fausto Silva, Gugu Liberato e, o maior de todos, Silvio Santos. E ainda tem um concorrente que é a paixão nacional: o futebol. Fico muito feliz de ser uma opção de programa familiar com um olhar mais feminino. Espero, de verdade, que mais mulheres conquistem os horários mais disputados da TV e tantos outros espaços profissionais ainda restritos para nós”, comenta, carinhosamente.


PROGRAMA ELIANA: QUADROS QUE INSPIRAM
Uma das coisas que mais chamam a atenção do público no Programa Eliana é o fato de as atrações causarem comoção nos telespectadores, já que a vida de muita gente é transformada. “O programa tem quatro horas de duração. Além de entretenimento, acredito que podemos oferecer um serviço aos telespectadores. Esses quadros são a concretização desse pensamento”, revela a apresentadora. Desde uma reorganização no lar até a mudança interior e exterior de pessoas que convivem com o dilema da baixa-estima, o programa se mostra com um poder transformador não só para os participantes dos quadros, mas também para quem os assistem. “De forma agradável e inspiradora, apresentamos caminhos para as pessoas transformarem suas casas, suas famílias e elas mesmas. Sempre com a orientação de profissionais muito gabaritados em suas áreas, como a psicóloga e sexóloga Ana Canosa e a consultora do lar Sueli Rutkowski. É uma realização pessoal enorme ver que, através do meu programa na TV, podemos inspirar homens e mulheres dos mais distantes lugares do país a mudarem suas vidas para melhor”, pontua Eliana.

MATERNIDADE, O PAPEL MAIS IMPORTANTE
Se existe algo que transformou de verdade a maneira com a qual a apresentadora enxerga sua e trajetória, foi a chegada de seu filho, Arthur. O pequeno, que já apareceu alguns vezes em seu programa, enche Eliana de orgulho e prova que este é o maior presente de sua vida. “A chegada de meu filho mudou o jeito de sentir o mundo. O filho passa a ser o que temos de mais importante, assim, nos colocamos em segundo plano. Percebi que antes da maternidade, nossa visão é bem mais egoísta. Arthur nasceu e meu ponto de referência passou a estar fora de mim. Nada parece ter mais valor do que o bem estar dele. Isso é um exercício de desapego que nos deixa mais sensíveis e gratos pelas coisas mais simples da vida”, se orgulha a loira.

Mas, e como Eliana consegue tempo para se dedicar ao programa, às atividades como empresária, manter a boa forma e, ainda, cuidar do pequeno Arthur? Ela explica como isso é possível: “O dilema feminino de se dividir entre a maternidade e a profissão é igual para todas as mulheres que trabalham fora. E nós queremos nos realizar tanto como mãe como na carreira. Tento organizar minha rotina, na medida do possível, para ter um tempo com meu filho todos os dias. Aproveitamos todas as oportunidades que temos para ficar juntos. Diariamente, ele acorda e vem para o meu quarto me dar ‘bom dia’ e conversar. É um tempinho só nosso! Curtimos esse momento do cotidiano com muita alegria. Quando acaba uma gravação não muito tarde, volto pra casa correndo pra encontrá-lo ainda acordado. Tudo o que importa é estar com ele”.


SÓ DA ELA NA INTERNET!
Você costuma seguir a apresentadora nas redes sociais? Por meio do Facebook, Twitter e do Instagram, Eliana mostra para os seus fãs um pouquinho de sua rotina diária, que não é nada fácil. Este contato, segundo ela, é muito importante para mantê-la mais próxima das pessoas que a admiram, além de mostrar, em tempo real, a repercussão que o Programa Eliana tem aos domingos. “As redes sociais aproximaram muito os artistas de seus fãs. É muito bom receber esse carinho e também saber em tempo real o que os agrada ou não no programa”, explica.

BELEZA E ESTILO DE VIDA
Se tem algo que chama atenção quando o assunto é a Eliana, é a sua beleza e boa forma. Para manter-se sempre linda, ela combina treinos três vezes por semana, alimentação balanceada e, ainda, demais atitudes básicas que a auxiliam a manter a silhueta em dia. “Mesclo exercícios aeróbicos (como caminhadas, step e esteira) e musculação, utilizando aparelhos, pesos livres e treinamento funcional (TRX, Bolas, Bosu, elásticos). Cada treino tem a duração em torno de 1 hora, sempre no período da manhã. Na alimentação, a principal mudança foi na gestação. Tive a orientação da nutricionista Roseli Ninomiya. Passei a comer de forma muito mais saudável, incluindo mais grãos e castanhas, a beber mais água e, principalmente, não deixar mais de três horas entre uma refeição e outra. E isso tornou-se hábito pra mim. Essa consciência de como me alimentar e de como meu corpo funciona me ajuda muito a manter bons hábitos alimentares naturalmente. E, se exagero num dia, compenso no outro. Sou humana e tenho meus deslizes”, confessa.


MAMÃE EM FORMA
Para perder os quilinhos que ganhou durante a gravidez, Eliana contou com a ajuda de seu personal trainer Alexandre Rebello, que já a acompanha há oito anos. “Foi ele quem me acompanhou também durante a gestação, com um treino mais leve, claro, e adequado a cada fase. Fui até o nono mês com atividade física. Isso me ajudou bastante a perder rapidamente os 10 quilos que ganhei. Foram apenas 2 meses para voltar ao meu peso”, comemora a apresentadora.

VOCÊ JÁ CONHECE O DAQUIDALI?
O site, projeto comandado por Eliana, nada mais é do que uma excelente ferramenta desenvolvida exclusivamente para a mulher moderna, multitarefada e que quer se manter saudável e linda, sem deixar de lado as muitas tarefas que acumula no dia a dia. “Como a maior parte das mulheres, sou muitas em uma só. Mãe, apresentadora, dona de casa, empreendedora, namorada. É da nossa natureza, eu creio. Já tinha um site sobre mim, como a maioria dos artistas tem, e ele era muito acessado. Pensei que poderia oferecer informações úteis para este público, majoritariamente feminino. Então, veio a ideia de um portal voltado para a mulher real. O DaquiDali nasceu em 2012 e é um sucesso, feito por uma equipe muito competente, também de mulheres, claro!”, ressalta.


MENSAGEM ESPECIAL AOS FÃS
Para finalizar, a apresentadora mandou um recado para os fãs e pessoas que a acompanham. “Agradeço a cada um dos meus fãs e telespectadores por me assistirem aos domingos e, principalmente, por me acompanharem nestes 26 anos de carreira. Nada é mais valioso para um artista do que ter um público fiel e meu público, que começou criança, cresceu comigo. Meninas e meninos, que eram meu público infantil, têm hoje 20 e tantos anos e continuam me assistindo. Do fundo do meu coração: muito, muito obrigada!”.

Nota publicada por Papo Feminino

© Copyright 2015. Website by Eliana Life