, ,

Revista ARQ & DESIGN


Dona de uma das trajetórias mais sólidas do meio artístico, Eliana conquistou o sucesso na TV, na música e nos negócios. Com mais de 20 anos de carreira, a apresentadora ampliou seu público ao estrear, em 2005, uma nova atração para toda a família nas tardes de domingo.

Nascida em São Paulo, ela começou na infância a participar de desfiles e comerciais. Aos 14 anos, debutou no grupo A Patotinha e, aos 17, passou a integrar o conjunto Banana Split. Durante participação no programa "Qual é a Música?", em 1991, Sílvio Santos convidou-a para apresentar uma atração infantil. Por sete anos, permaneceu no SBT apresentando os programas “Festolândia”, “Sessão Desenho com Eliana”, “Bom Dia e Cia.”, “Eliana & Cia.” e “TV Animal”, até que em 1998 assinou com a Rede Record. Na emissora, esteve à frente do "Eliana & Alegria", "Eliana na Fábrica Maluca" e "Programa Eliana", além do "Eliana no Parque", todos dedicados ao público infantil.

Em 2005, passou a comandar o "Tudo É Possível" e entrou para o especial hall dos apresentadores de sucesso. O êxito nessa guerra de audiência fez com que em 2009, Sílvio Santos a convidasse para voltar ao SBT.

Ao celebrar 20 anos de carreira, em 2008, Eliana recebeu o prêmio Personalidade do Ano na Televisão. Por dois anos consecutivos foi escolhida pelo voto popular como a Melhor Apresentadora de TV (2008 e 2009) do Troféu Imprensa Internet.




Para além da TV

Hoje, a apresentadora contabiliza, além de seus programas, uma discografia com 15 CDs e quatro DVDs. Em 1999, “Primavera” foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Infantil. Das telinhas para a telona, Eliana protagonizou o longa-metragem "Eliana em O Segredo dos Golfinhos", do qual também foi produtora.

A temática ecológica ganhou as telas dos cinemas como as páginas dos livros. Pedagógico, "Os Segredos dos Golfinhos", da Editora Larousse, passou pelo crivo do Programa Nacional do Livro Didático e faz parte do material didático das escolas públicas do Estado de São Paulo. O mérito alcançado pela obra a incentivou a lançar um segundo título, "Os Segredos do Pantanal".

Empresária que gerencia sua própria carreira, Eliana atua em diferentes áreas de negócios. Destaque na área de licenciamento no país, a marca Eliana soma mais de 180 itens, de brinquedos a cosméticos, atingindo o público infantil, feminino e familiar.

No final de 2009, Eliana fundou uma editora de livros com foco em cultura e entretenimento, a Editora Master Books, que já colocou no mercado editorial três títulos: “Eu Queria Ser”, “KarmaPop” e “Cegueira – Um Ensaio”, livro do cineasta Fernando Meirelles. Sua nova empreitada é o portal de estilo DaquiDali. Motivada pelo volume de acessos de seu site, com mais de 1 milhão de acessos mensais, decidiu oferecer um leque de assuntos mais amplo e variado aos internautas. Eliana é casada com o produtor musical João Marcello Bôscoli e mãe do pequeno Arthur, que nasceu em agosto de 2011.

Matéria publicada por Revista ARQ & DESIGN

CONVERSATION

Instagram