,

Basta!

A sociedade do espetáculo e o culto dos mentes vazias. As vezes paro para pensar o quanto os meios de comunicação estão se deixando levar apenas para ter uma boa audiência. O que as mídias se propõe a fazer para chamar atenção. A hipocrisia, a inveja, e a falta de senso crítico de muitos só contribui para uma sociedade cada vez mais mercê de um mundo sem cultura.
Fico apreciando o que muitos dos meus futuros colegas de trabalhos passam a escrever em suas colunas. E me pergunto aonde está a ética destes que se dizem jornalistas? Aonde foi parar o ensino neles instituídos para melhor informar? E até onde vão publicar essas besteiras e asneiras?
É cada vez mais difícil ver alguém checar um fonte, se importar em escrever ou redigir palavras que acrescentarão algo. Parece que o divertido mesmo é falar mal do que, ou de quem está se saindo bem. Usar as palavras para denunciar, comunicar e fazer dela o perfeito vínculos de signos para a sociedade e desenvolver o senso crítico, são as últimas coisas importantes para muitos que detêm o poder em suas mãos. O que eles estão interessados é corromper, manipular e fazer com que cada vez mais as pessoas façam um julgo duvidoso e mentiroso das pessoas. Não posso deixar de falar de pessoas que fazem um bom usa da palavra, que são bons jornalistas, que estão preocupados sim em comunicar em informar. Não posso generalizar, mas estou falando especificamente de um grupo de pessoas que não a usam de maneira correta.
O poder da palavra exposta ou implícita é extremamente grande, sua força transcende barreiras que talvez o homem não possa nem ter noção que elas existam.
O que venho perguntar com essas palavras, jogadas não ao vento, mas jogadas para você que procura algo bom. Não estou dizendo que escrevo bem ou qualquer coisa do tipo. Apenas estou farta de tanta ignorância. Ignorância não vinda de "classes inferiores", mas ignorância vinda de quem tem o poder de falar e criar opiniões.
"Classes inferiores" é assim mesmo que muitos deles nos definem, pessoas que não sabem o que querem, logo dizem num tom nada amigável: "Vamos escrever qualquer besteira eles vão acreditar mesmo".
É disto que eu falo, até quando nós vamos nos deixar levar por esses discursos cheios de superlativos mentirosos e maldosos?
Mostre que você sabe julgar o certo do errado; o verdadeiro do falso; mediante a sua análise, seja ela conclusiva ou não, mas pense antes de dizer o que é verde ou amarelo; que isso é possível ou impossível.
Passar anos numa cadeira como estudante para depois vim escrever idiotices, asneiras... Para que serve faculdade para esses mentes vazias?
Ah... Eu já sei para que serve. Serve para se vender e falar mal do outros, esquecer da ética, de seus princípios e valores. O importante agora é vender e fazer as pessoas acreditar no que os convém, não importa a veracidade do argumento, o importante é vender "sua ideia".
Essa introdução de palavras, essa confissão ou por que não desabafo. Vem a "criticar" as últimas notas publicadas a respeito da Eliana. Venho falar o quanto as pessoas se prendem em coisas sem valor, para não dizer outra coisa. Algumas colunas e jornalistas de grandes meios tiraram a semana para falar mal da apresentadora Eliana. Não estou isentando, e nem criticando que fale mal dela, estou criticando e salientando a falta de ética, visto que a retórica não é verdadeira perante os fatos.
O que fica bem claro é uma inveja, pois é mais fácil achar defeito e levar em conta o seu gosto, do que fazer uma dissertação elogiando que se faz de bom.
Emprestar um pequeno pedaço de suas colunas e letras para falar bem do que se é louvável é uma coisa que jamais vão fazer. Sabe por que? Parece que a verdade e o que é bom não vende. Guy Debord disse que os meios são assim por que a sociedade os faz assim, as pessoas estão interessados no circo e no pão, é a famosa sociedade do espetáculo. Muitos reclamam da falta de qualidade da TV, mas também não a desligam ou procuram algo melhor, perdem seu precioso tempo vendo pessoas trancadas dentro de um casa, fazendo não sei o que.
Não venho só falar da falta de conteúdo de aluguns meios, mas também salientar que nós como sociedade não somos tão vítimas assim. Nós contribuímos para isso. Mas como perceber? Se eles mesmos nos treinam todos os dias para pensar exatamente como eles.

Att. Redação Eliana Life

CONVERSATION

Instagram